quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Nós e Amarras

Os desbravadores, pelas atividades que desempenham, deveriam ser especialistas em nós e amarras, infelizmente alguns clubes carecem de instrução nesse sentido.
Caso seu clube está enquadrado nesta chata estatística, entre em contato com a sua coordenação distrital e solicite um instrutor, procure material na Internet, ou seja, desenrole, Desbravador cria as oportunidades. E para os clubes que já têm o desenvolvimento dos nós e das amarras em seu currículum anual, procurem transformar este aprendizado em algo prazeiroso, como uma gincana, ou uma exposição de quadros de nós e de pioneirias. pra não ficar em branco vou disponibilizar mais uma imagenzinha que fiz a algum tempo pro caderno do Céu e Mar.



Clique na figura para fazer download em tamanho maior.

Não é proibida a cópia de qualquer material deste site, porém pedimos que seja dado o devido crédito, não custa nada colocar a fonte, você estará contribuindo para o aumento deste trabalho.

Dúvidas e Sugestões desbravacao@gmail.com

domingo, 21 de setembro de 2008

Sinais com Bandeiras

Historinha:

No Campori da Missão Nordeste de 2006 realizado em Mossoró, houve uma prova que tinha como requisito a comunicação com bandeiras, necessitava de três desbravadores, Dois se comunicariam por bandeiras cada um de um lado de uma piscina... tão logo a mensagem fosse passada com sucesso o terceiro desbravador entrava em um caiac e remava até a outra borda da piscina completando assim a prova.

até ai tudo bem... por que eu contei esta história, tão comum em muitos camporis? É que um desbravador que estava a pouco tempo no clube foi quem se classificou para fazer a prova ele tinha que passar o sinal para quem estivesse do outro lado, e como se treinasse a vida inteira com sinais de bandeiras, ele enviou a mensagem e a prova foi um sucesso.

Aprendi que os desbravadores devem ser a cada dia desafiados a aprender coisas novas, atividades com códigos, com sinais, ou seja, que fujam do usual estimulam a criatividade dos Juvenis, servindo de exercício para o cérebro além de ser uma ótima diversão.

Toh disponibilizando um quadro com alguns sinais com bandeiras... espero que lhes seja útil.

Clique na figura para fazer download dela em tamanho maior.

Não é proibida a cópia de qualquer material deste site, porém pedimos que seja dado o devido crédito, não custa nada colocar a fonte, você estará contribuindo para o aumento deste trabalho.

MARANATA!

DUVIDAS E SUGESTÕES desbravacao@gmail.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SE SABE… APERTA!!!






Material:
Giz de cera branco, ou durex branco para marcar um quadrado no chão.
Perguntas sobre o personagem que cada unidade escolher.

Preparação:
Desenha-se no chão, com o giz, ou com o durex branco, vários quadrados medindo 1 X 1 (tamanho sugerido, mas, depende do número de desbravadores, pois o ideal é que o quadrado seja pequeno, para não caber direito todos os participantes, ou seja, teoricamente em um quadrado de 1 X 1 cabem 4 desbravadores, se são escolhidos 4 desbravadores para a brincadeira, diminui o quadrado pra que eles tenham que pensar uma forma dos 4 escolhidos Caberem em um quadrado de 0,50 X 0,50, por exemplo),

lembrando que é um quadrado por unidade.

Ter em mãos uma “ficha” para cada personagem com perguntas sobre sua vida, história, e etc.

Como funciona?

Seleciona um número de personagens bíblicos que corresponda ao número de unidades que tenham no clube (exemplo: um clube com 3 unidades, são selecionados 3 personagens, um clube com 6 unidades, seleciona-se 6 personagens bíblicos).
Faz um “zero ou um” para definir a ordem de escolhas dos personagens selecionados, ou seja, a unidade que ganhar no “zero ou um”(palitinho ou qualquer método que você escolher) tem direito de escolher dentre os personagens selecionados sobre qual ela quer responder, e assim sucessivamente até todas terem escolhido seus personagens.
Estipula-se um número fixo de participantes de cada unidade, sugerimos ser o mesmo número da unidade que tem menos desbravadores naquela reunião.
Faz-se a pergunta uma das unidades (de preferência a que ganhou no “zero ou um”, mas, a ordem não interfere em nada), se esta responder corretamente (não tem alternativa) tem direito a colocar um desbravador dentro do quadrado (observar o detalhe sobre o tamanho do quadrado, explicado na parte de preparação). E assim, vai perguntando de unidade a unidade, até uma delas conseguir colocar todos os desbravadores dentro do quadrado. A primeira que conseguir ganha.

Observar que além de responder todas as perguntas, a unidade tem que se virar para colocar todos dentro do quadrado, tendo como requisito os pés de todos dentro da linha feita.
Objetivos:
Estimular o estudo contínuo da bíblia, por meios dos personagens e histórias, podendo repetir esta brincadeira várias vezes.
Estimular a interação entre os membros da unidade, desenvolvendo a comunicação.
Desenvolver a liderança do conselheiro, e seu domínio da unidade.
Estimular o raciocínio rápido na solução de problemas.

Em breve estarei postando mais brincadeiras!

Lindiane Oliveira dos Reis
Lider de Desbravadores


Se você sabe uma brincadeira maneira que é usada em seu clube e você acha legal que todos saibam envie a idéia detalhada pra nosso e-mail com o assunto RECREAÇÃO desbravacao@gmail.com

Re-Crear

Sozinho eu não conseguiria nunca fazer um trabalho denso e com o alcance que eu desejo, por isso convidei algumas pessoas para me auxiliarem nesta empreitada, divirirei meu blog com alguns nomes de peso um deles é a pessoinha que vou apresentar à seguir.
Lindiane O. dos Reis ou simplesmente Lindi integrou a direção do clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul(xiiiii-bum) da Igreja Adventista Central do Natal, era dentre outras coisas responsável por agitar a galera com sua mente recheada de brincadeiras, e agora vai partilhar um pouquinho conosco.... bom falei demais deixa que ela se apresente.









"Criatividade sempre significa fazer o não-familiar.” (Eleanor Roosevelt).
"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir”. (Mary Lou Cook)
Teve uma idéia? Então explique seus benefícios de modo que ela possa ser entendida com clareza pelos outros.

Bem, para os que não me conhecem... Há uma coisa a ser dita: gosto muito de brincadeiras... De alegria... De movimento, e acredito realmente que o Clube de Desbravadores é um lugar onde se pode encontrar tudo isso aliado a um contínuo aprendizado nas áreas: Espiritual, física e mental.
Para mim é imprescindível a quem trabalha no Clube de Desbravadores a busca por fazer algo diferente, imaginando sempre uma maneira de instigar o desbravador a aprender, a ir espontaneamente atrás do conhecimento por meio de brincadeiras.
As brincadeiras não precisam ser inéditas, ou seja, não há problema algum em utilizar brincadeiras de programas de TV, desde que estas sejam adaptadas aos objetivos da reunião, e claro, aos objetivos do clube. Outro detalhe importante é que nem toda brincadeira terá fundo bíblico, pois, os fundamentos do Clube incluem ainda o crescimento físico e mental. Mas, sempre que der, e principalmente no sábado, aliar estes ao lado espiritual é sempre bom.
Trabalhei por um bom tempo nesta área específica de recreação no Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul (IASD Central de Natal), e sei que depois de um tempo, é complicado ter sempre idéias novas, e boas, e que às vezes as críticas virão... O ideal é dividir esta tarefa, envolver os conselheiros no rodízio de atividades, tendo sempre uma “carta na manga” para o caso de estes falharem por algum motivo.
Não desistam... Isso é um trabalho fantástico, e logo se percebe retorno, com a freqüência sempre alta dos meninos nas reuniões pela certeza deles de que estas serão sempre atrativas! E agora, vamos ao que interessa, lançarei aqui algumas idéias práticas, fáceis e interessantes de fazer...espero que gostem, e que também dêem idéias para criarmos o maior banco de brincadeiras do Brasil...Porque não?! =D!!!Beijos e sucesso...

Lindiane Oliveira dos Reis
Líder de Desbravadores

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Utilização das bandeiras

Quem nunca se perguntou a correta disposição das bandeiras que atire a primeira pedra, será a bandeira do Brasil no meio? E se o número de bandeiras for par? Ou impar?
Vários são os questionamentos nesta hora, é importante que sejamos instruidos nestes pequenos detalhes, e para isso organizei um gráfico baseado em um que tinha visto na net, só precisei dar uma remodelada para passar pros meus desbravadores:

para download em tamanho maior clique na imagem

Não é proibida a cópia de qualquer material deste site, porém pedimos que seja dado o devido crédito, não custa nada colocar a fonte, você estará contribuindo para a expansão deste trabalho.

Desbravação .... buenas

Sejam bem vindos Desbravadores!

Eu acredito de verdade que nós desbravadores somos porretas na nobilíssima arte de diversão entretenimento e recreação. Então este espaço está destinado à divulgação de material sobre recreação no clube de desbravadores.
Pretendo postar aqui a contribuição de todos, a intenção é encontrarmos as idéias de sucesso que são usadas em Clubes de todo o país.
Oportunamente teremos material para download e links úteis, vamos nos mobilizar galera.

Pablo Ramon
(Lider master, João Pessoa - PB)